O Microsoft Excel é o editor de planilhas do Pacote Office, que dispõe de funções pouco conhecidas para visualizar e trabalhar os dados em colunas e linhas. O programa pode preencher células de acordo com padrões controlados, destacar valores e fragmentar textos em colunas. Além disso, também é possível realçar dados visualmente, a partir de valores e proporções determinadas. Confira a seguir sete tutoriais de como utilizar alguns dos recursos “escondidos” do Excel.
1. Preenchimento Relâmpago
Assim como o Preenchimento Automático, o recurso de Preenchimento Relâmpago completa valores e termos em um grupo de células. Para isso, ele precisa ser condicionado a padrões e regras, de acordo com outras colunas.
O Preenchimento Relâmpago reconhece regras dos dados em colunas e o replica (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Em uma nova coluna, digite um padrão de acordo com valores ou termos já inseridos em outras células da planilha. Ao final, clique na célula com o mouse e arraste para baixo o quadrado escuro na parte inferior direita da unidade;
Digite um padrão e arraste o seletor da célula para baixo no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Ao soltar o botão do mouse, as células replicarão o termo inserido na primeira célula. Clique no ícone que aparecerá na parte inferior da seleção e escolha a opção “Preenchimento Relâmpago” para ativar o recurso.
Aperte no ícone e na opção em destaque para ativar o Preenchimento Relâmpago no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
2. Remover Duplicidades
Com várias ferramentas para trabalhar planilhas, o Excel também dispõe de um recurso para identificar e eliminar células com o mesmo valor ou nome.
O recurso Remover Duplicidades exclui valores e termos repetidos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Na aba “Dados”, selecione o grupo de células a ser verificado na varredura de valores e nomes repetidos;
Na aba “Dados”, selecione as células que serão verificadas no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Em seguida, clique no ícone de “Remover Duplicidades”. Uma janela com configurações sobre as colunas selecionadas será exibida. Marque as caixas de seleção que deverão ser verificadas pelo recurso e confirme em “OK”;
Aperte o botão em destaque, escolha as colunas que serão verificas e confirme a ação no Microsoft Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. A varredura irá identificar e apagar o valor duplicado de acordo com o número de colunas selecionados. Confirme em “OK” para concluir a operação.
Uma janela informará a identificação e a exclusão da duplicidade de célular no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
3. Validação de Dados em uma lista
O Microsoft Excel permite que células tenham valores termos condicionados a uma lista determinada por meio da Validação de Dados.
Com a Validação de Dados do Excel, as células fica condicionadas a uma lista (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Na aba “Dados”, selecione uma célula e clique no comando “Validação de Dados…” para definir os valores permitidos;
Em “Dados”, marque uma célula e aperte nos comandos em destaque para configurar a tabela do Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Uma janela de configurações do recurso será aberta. Selecione a opção “Lista” para condicionar as respostas a uma ordenação na planilha;
Clique na opção “Lista” do Excel na caixa de seleção da janela que será aberta (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. Toque no botão do lado direito da caixa de texto de “Fonte” para escolher a lista com respostas para a célula marcada. Depois, arraste o mouse na coluna com as unidades de resposta;
Aperte no botão em destaque, marque a coluna de respostas e clique em “OK” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 4. A célula configurada com a Validação de Dados passará a exibir uma caixa de seleção com os elementos da lista selecionada. É possível copiar sua formatação em outros campos. Somente valores ou termos marcados na lista poderão ser inseridos.
Uma caixa de seleção com as opções da coluna seleciona passará a ser exibida (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
4. Formatação Condicional
A ferramenta Formatação Condicional permite destacar dados selecionados na planilha, com diferentes cores ou desenhos, por exemplo, de acordo com informações definidas.
Conjuntos de dados do Excel podem ser destacados com a Formatação Condicional (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Com a planilha que terá células destacadas aberta, selecione a aba “Página Principal” para escolher o comando;
Clique na aba “Página Principal” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Selecione as unidades a serem realçadas na visualização e aperte o comando Formatação Condicional. Um menu com cinco regras será exibido, cada uma com outras configurações especificas. Escolha uma para acionar o recurso;
Marque as células que serão destacadas no Excel, aperte em Formação Condicional e escolha uma opção (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. Depois, especifique a configuração que determinará a marcação e confirme a operação em “OK”.
Configure a opção escolhida de acordo com as cores e valores que deseja usar no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
5. Transformar textos em colunas
O Excel permite ter colunas e textos importados para suas células. No entanto, a importação de textos é prejudicada por não separar dados específicos. Com o recurso de conversão de textos em colunas é possível especificar padrões para montar planilhas.
A conversão de textos em colunas permite separar dados de informações copiadas para o Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Copie textos de páginas da Internet, documentos etc. e cole em uma planilha de Excel. O editor de planilhas diferenciará as linhas, mas não separará os valores;
Copie e cole um texto no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Selecione o trecho inserido na planilha e, na aba “Dados”, vá no comando “Texto para Colunas”;
Marque as células copiadas no Excel e clique nos botões indicados na imagem (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. Na janela aberta, escolha a opção “Delimitado” e aperte em “Avançar” para continuar o processo de especificação de dados;
Selecione “Delimitado” e clique em “Avançar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 4. Escolha um dos sinais nas opções com caixa de seleção em destaque para estipular os delimitadores das colunas dos campos selecionados. Em seguida, clique em “Avançar”;
Selecione os delimitados do texto e aperte em “Avançar” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 5. A última etapa da configuração apresenta uma prévia da separação de dados do texto em colunas. Aperte em “Concluir” para finalizar o procedimento.
Confirme a transformação de texto em colunas no Excel ao clicar em “Concluir” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
6. Função “SE”
O editor de planilhas da Microsoft dispõe de recursos para inferir dados de suas células. Com a fórmula “SE” é possível programar respostas automáticas conforme valores e termos inseridos nas colunas.
Com a função “SE” é possível programar respostas automáticas para o preenchimento de células no Excel (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Selecione uma célula e clique no botão “Função” para escolher uma opção do assistente de fórmulas do Excel. Escolha a alternativa “SE” e confirme em “OK”;
Marque uma célula e clique no botão em destaque para escolher a função “SE” pelo assistente da Microsoft (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Configure a fórmula “SE” ao escolher a célula que determinará a resposta de inferência a ser aplicada;
Escolha a célula que determinará a resposta lógica que será criada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 3. Estipule um valor com “>” ou “<” e escolha alternativas para condições de “verdadeiro” ou “falso”, a partir das quais serão exibidos os resultados. Em seguida, clique em “OK” para concluir a operação.
Determine as condições de determinarão a análise e as respostas lógicas da operação e confirme a configuração (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
7. Célula Absoluta
As fórmulas do Excel podem determinar uma célula seja especificada com um valor absoluto, o que permite replicar os valores dela para operações matemáticas em série, como descontos, juros, e etc.
As funções com Célula Absoluta podem replicar um único valor para uma coluna determinada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 1. Selecione a primeira unidade da coluna a ser modificada pelo valor de uma única célula e escreva a fórmula da operação matemática. Em seguida, digite “$” antes da coluna e da linha da “Célula Absoluta” para fixar a posição antes de replicar a equação;
Digite “$” antes da coluna e da linha da célula única para mantê-la nas operações de uma coluna (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Passo 2. Depois, clique e na parte inferior direita da célula (quadradinho verde) com a fórmula e arraste o mouse para coluna a fim de reproduzir as especificações dos cálculos com a “Célula Absoluta”.
Arraste o mouse para copiar as operações com a “Célula Absoluta”, configurada pelos sinais “$” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)
Pronto. Use as dicas e não perca tempo ao configurar uma planilha do Excel.